Pharoah Sanders (1940-2022)

 

Desapareceu hoje uma das vozes que mais contribuiram na definição do o saxofone como instrumento, como pode ele ser tocado e como usá-lo para criar paisagens sonoras de uma beleza difícil de descrever. 
Dono de um som único, músico facilmente identificável à primeira nota, Pharoah Sanders viveu um furacão musical chamado free jazz do qual ele foi ora o seu centro sereno e meditativo, ora o turbilhão sonoro que tudo arrasa em sua volta. 
Caminhou ao lado de gigantes que nele reconheceram o brilho inspirado da sua música. Encontrou, para si e para quem o quis ouvir, caminhos de uma espiritualidade sem religião que inspirou muitos, muitos de nós.
Da expressão de Sanders brotou um lirismo sem mácula que transcendeu estilos, épocas. Foi moderno até ao fim.
Não o esquceremos.


A propósito do seu recente desaparecimento re-publico a transcrição da entrevista que fiz em 2004 para o programa de rádio que produzia nessa altura e onde, de resto, nunca chegou a ser passada.
Esta entrevista foi primeiramente publicada no blog Improvisos ao Sul e posteriormente na revista Jazz.pt



agosto 03, 2007

EXCLUSIVO: JOSÉ MENEZES ENTREVISTA PHAROAH SANDERS



José Menezes e Pharoah Sanders

O Improvisos Ao Sul tem a honra de publicar - em exclusivo - uma entrevista feita em 2004 por José Menezes a uma verdadeira lenda viva do jazz, o saxofonista Pharoah Sanders.

"Aqui está a transcrição da entrevista que fiz a Pharoah Sanders a 16 de Agosto de 2004 quando foi convidado do "Creole Project" de David Murray no festival de Sines. Na altura eu tinha um programa de rádio e decidi fazer esta entrevista mais por motivos pessoais - pela imensa admiração que tinha - e tenho - pela música deste senhor do que por imperativos de informação. O que é certo é que acabei por nunca passar a entrevista no programa - que entretanto acabou. Creio que, no fundo, me queria apenas "vingar" de um episódio ocorrido 27 anos antes e que faz parte da lista dos meus momentos olimpicamente falhados. Em 1977, tive conhecimento pela rádio da próxima realização do Festival Nouvelles Musiques de Chateauvallon. Era um festival de músicas de vanguarda e ainda nada de parecido tinha acontecido em Portugal. Soube também que o quarteto de Pharoah Sanders abriria o festival, razão suficiente para eu, fã como era - e ainda sou - do saxofonista, me ter decidido a lá ir. Ora Chateauvallon era - e ainda é - no sul de França e apesar de estar prevista uma excursão ao festival organizada pelo Rui Neves o meu orçamento não permitia tal luxo. De resto também nunca gostei de excursões... A boleia foi a opção. Resumindo: Depois de alguns dias na estrada e muitas peripécias que não são para aqui chamadas cheguei ao local do concerto 1 hora DEPOIS dele ter terminado. Calculem a frustação ... A minha vontade de ver e ouvir Pharoah, talvez até falar com ele, encontrou resposta com esta entrevista feita 27 anos depois do episódio de Chateauvallon. Partilho com quem a ler o prazer que tive ao fazê-la.
José Menezes"


José Menezes (JM): Começou com o clarinete e depois passou para o sax tenor...

Pharoah Sanders (PS): Não. Sempre toquei tenor. Comecei com a bateria. Mas queria tocar clarinete.Então comecei a trabalhar a serio para comprar um.Na igreja. A minha família ia à Igreja Baptista e havia um senhor que tinha um "mellow clarinet"... então... poupava todos os domingos durante um ano e comprei um clarinete por 17 dólares ou 17 e meio, qualquer coisa assim.

JM: Estamos a falar de que ano?
PS: Estamos a falar á volta de... 1956 mais ou menos... e o tenor... sempre toquei tenor na banda..na banda da escola... mas andava sempre à volta do tenor, da tuba, do barítono da trompa do trompete... e algumas vezes o barítono. Outras o tenor... porque eu não tinha um tenor mas tinha um clarinete mas ainda tocava bateria na banda.

JM: Alguma vez gravou com barítono? Acho que não...
PS: Não, nunca gravei.

JM: Quem eram os seus ídolos quando começou com o tenor?
PS: Bem... comecei com o clarinete, flauta na escola e tocava o sax alto. E tinha que os pedir emprestados à escola [imperceptível] instrumentos... Trazia então o sax barítono o tenor e o alto... [imperceptível] e chamavam-me sempre “O LOUCO” (risos) porque os levava a todos ao ombro... mas a escola ficava perto de casa... ficava só a 3 ou 4 quarteirões.

JM: E quando era miúdo tinha algum ídolo, algum músico que quisesse imitar?
PS: Ouvia.... eh.. ouvia James Moody antes de começar a ouvir Charlie Parker. Eu não tinha dinheiro para comprar os discos de Charlie Parker mas havia um sítio de esquina onde paravamos, perto de minha casa que tinha uma juke-box e ouviamos muito Count Basie , “April in Paris” e James Moody, um tema que se chamava “Hard To Get”... nunca mais me esqueço... e lá ia para esse sítio onde paravamos... onde os estudantes paravam , sentavamo-nos perto da juke-box, com os nossos óculos escuros.Eu pensava que era mesmo um tipo cool...

JM: Nessa altura era habitual transcrever solos?
PS: Não me lembro que se transcrevessem solos nesse tempo... era escutando... de ouvido...nunca escrevi nada... mas um professor meu chamado Jimmy Cannon,era trompetista ,e como o seu ídolo era Clifford Brown levava para as aulas discos dele para nós ouvirmos... era o meu ídolo..

JM: Ainda pratica?
PS: Claro que sim... Sempre..pratico imenso no meu quarto de hotel... já pratiquei depois que cheguei... duma forma silenciosa... só com as chaves...

JM: Quando pratica, o que faz?
PS: Pratico o meu controle... sabe, há muita coisa que se pode aprender só de carregar nas chaves do saxofone... procurando digitações alternativas... controle dos dedos... há tantas dedilhações possíveis..eu, por exemplo, tenho os dedos curtos... tenho que encontrar maneiras de com os mover nas chaves... para uma melhor técnica.

JM: Como chegou ao contacto com John Coltrane? Como o conheceu?
PS: Conheci o John em 1959/60. Ele estava na Costa oeste a tocar num clube... acho que se chamava the Jazz Workshop. Era um clube em S. Francisco. Um clube de primeira.E havia outro, o Black Hole mas Trane ia sempre ao Jazz Workshop. Bom..conheci-o através de um amigo... sabe como é... está-se num clube...é-se músico... ou tenta ser-se músico... o meu amigo apresentou-nos... Nessa fase Coltrane andava à procura de uma mudança no seu som e mudava constantemente de boquilha. Eu ofereci-me para o levar a visitar as lojas de penhores. E foi assim. A partir dessa altura contactavamo-nos de vez em quando... telefonava-me... ou quando tocava na cidade eu ia ao clube onde ele tocava.

JM: O que sentiu com o convite de Coltrane para trabalhar e gravar com ele? E... que idade tinha nessa altura, por altura da gravação de "Ascension"? Foi o 1º disco que gravou com ele, não foi?
PS: Creio que sim. Estava em Nova Iorque e era um homeless. Estava longe de casa há 2 anos e meio... o meu aspecto era tão mau, tão sujo... não queria estar com ninguém..não podia ir aos clubes mas ouvia do exterior... Quando conheci o John eu estava em S. Francisco mas depois consegui uma boleia para Nova Iorque mas não sabia que a cidade era como era... fria e as pessoas... assim... digamos que não eram muito simpáticas... e tive que aprender isso à minha custa se queria sobreviver. Dava sangue para ganhar alguns dólares, tipo 5 dólares por uma garrafa de sangue. Assim podia comprar pizzas ou chocolates que me davam alguma energia. Nesse tempo dormia nas entradas dos prédios de apartamentos... enfim..dos que estavam abertos... Mais tarde... eu continuava a dar sangue... mas estava farto disso... pensei em arranjar algum trabalho e comecei a ter alguns empregos em Greenwich Village. Comecei então a trabalhar como cozinheiro... Guardei o meu saxofone num sítio qualquer... devo ter guardado... ah , já sei , escondido num lugar qualquer. Não se tratava dum emprego pago mas o patrão deixava-me comer à borla... bom... eu comeria à borla de qualquer maneira... (risos)

JM: Tempos difíceis...
PS: mesmo na McDoodlle Street. E nesse mesmo lugar onde trabalhava foi onde conheci Sun Ra. Eu trabalhava na cave. Lá em cima, no mesmo edifício, no clube, que se chamava Playhouse. Uma noite, um grupo começou a tocar e eu pensei “Espera aí! Que é que eles estão a fazer?”. E eram John Gilmore, Pat Patrick, Marshall Allen e alguns outros de quem eu não conhecia os nomes na altura. E então uma noite eu fui lá cima, durante o intervalo, e fiz saber a Sun Ra que eu era músico, que tocava tenor... e ele usou-me algumas vezes...quando o John Gilmore não podia... eu estava lá baixo na cozinha a trabalhar... e... que grande músico era o John Gilmore... um dos maiores músicos do mundo... Eu disse-lhe “quando o John Gilmore não puder ou faltar um saxofonista tenor... "E uma vez isso aconteceu... e parece que gostaram do que eu fazia e eu também gostava da música deles... mas o Sun Ra assustava-me... todas aquelas coisas na cabeça... à volta da cabeça e uma capa... mas Sun Ra era diferente de todos e a música do seu grupo não era parecida com nada do que eu tinha ouvido... e ele deixou-me tocar uma noite... Mais tarde eu descobri onde ele morava,ele deixava-me lá ir e dar uma vista de olhos à música e acho que gostou de mim como pessoa já que eu era muito sério em relação á música que eu queria tocar.

JM: Uma grande altura para estar em Nova Iorque e conhecer todos esses grandes músicos.
PS: Sim... mas dificil para mim. Estava demasiado sujo para sair e conhecer gente. Mas eu queria realmente fazer música... não queria arranjar um emprego de dia... nada disso. Já no Arkansas, que é a minha terra eu tocava com grupos de blues...

JM: Conhece alguma coisa de música portuguesa?
PS: Não mas gostava de conhecere já perguntei se havia algum instrumento característico que eu não conheça para levar.

JM: Vou oferecer-lhe um disco dum músico portugues recentemente falecido, Carlos Paredes.
PS: Já ouvi alguma música mas nunca com suficiente atenção para entrar nela, música de guitarra...

JM: Vou tentar arranjar esse disco já que, pessoalmente, gostava que conhecesse...
PS: Óptimo.

JM: Que música ouve actualmente?
PS: Ainda ouço muito tambores africanos, [imperceptível] música marroquina. Tive a oportunidade de gravar com alguns grupos marroquinos com quem ainda mantenho contacto e com quem espero no futuro viajar e fazer tournée.

JM: O que tem a dizer a um jovem músico de jazz?
PS: Bem... dir-lhe-ia para ouvir de dentro, fazer uma audição séria, não ouvir duma forma superficial. Não ouvir o exterior, ouvir por dentro. E esperar que assim perceba o que precisa de trabalhar... as escalas... todos os elementos necessários.É preciso ser realmente um bom ouvinte.

JM: Uma última pergunta. Qual é o seu objectivo quando sobe a um palco para tocar?
PS: Ao contrário de muitos outros músicos não estou numa de diversão. Sinto que tenho uma mensagem. É isso que eu tento passar com a minha música. Espiritualmente e todas as coisas por que passei na vida. Tento tocar todas as minhas experiências. Não posso falar pelos outros músicos mas isto é o que eu sinto.

JM: Obrigado Mr. Sanders. Foi um grande prazer falar consigo.
PS: Obrigado.

Publicado por António Branco às agosto 3, 2007 06:08 AM

Comentários