Com 12 notinhas apenas

O dodecafonismo também designado por serialismo é uma forma de composição musical primeiramente descrita por Hauer  e que teve em Arnold  Schoenberg o seu mais importante,  influente e conhecido cultor. 

A técnica tem como objectivo irradicar da composição a ideia e a percepção de tonalidade. Como 1ª estratégia  desta técnica está a regra de que nenhuma nota (das 12 existentes numa oitava) poderá ser repetida sem que todas as outras sejam previamente tocadas. Essas séries de 12 notas são designadas por séries dodecafónicas e representam a estrutura melódica da peça ou de partes dela. Seguir este processo quebrou a utilização dos velhos hábitos tonais e das gastas estratégias de composição dos compositores dos anos 20 do século passado.

Embora o dodecafonismo tenha constituído uma corrente com enorme importância no desenvolvimento da música erudita do séc XX, esta corrente refletiu-se apenas residualmente no jazz.

Existem contudo alguns músicos de jazz que recorreram a este tipo de organização musical para criar composições:

De seguida, alguns exemplos de peças dodecafónicas no jazz:


"So lonely" (D. Brubeck) :

(As 12 primeiras notas da melodia são a série dodecafónica) 



T.T.T (Bill Evans):

(T.T.T. designa "Twelve Tone Tune")


O tema começa com a entrada da secção rítmica (aos 0'21'')



T.T.T.T (B. Evans)
(Twelve Tone Tune Two)




Aqui na fabulosa versão do trio de Paul Motian no Jazz em Agosto de 1986




Miles Mode (J. Coltrane)



Após a apresentação das 12 notas da série ela é tocada de uma forma espelhada (retrograda) 




Douze to Duarte (Steve Lacy)





Arnold Schoenberg (2º da esq) num bar.
O que será que ele NÃO está a beber ?





Comentários