A primeira Big Band de Jazz portuguesa


Maestro Jorge Costa Pinto
Há exactamente 50 anos (1963) , músicos portugueses reuniram-se para formar aquela que veio a ser a primeira Big-Band de Jazz Portuguesa.

Jorge Costa Pinto, baterista, arranjador e pianista foi o mentor do projecto. A sua paixão pela música tinha-o levado aos Estados Unidos onde frequentou a famosa Berklee School of Music tendo sido, creio, o primeiro português a fazê-lo.

A convite de Manuel Jorge Veloso que na altura produzia o programa "Jazz no Estúdio 2" da (então jovem) RTP, Costa Pinto reuniu em estúdio músicos provenientes de várias áreas (bandas militares, orquestras, música ligeira) e com apenas dois ensaios atiraram-se convicta e destemidamente ao tema  "La Nevada Blues" de Gil Evans.

Os solistas foram dois nomes que viriam a ser famosos na cena musical portuguesa : o saxofonista Santos Rosa e o guitarrista Carlos Menezes .

O vídeo que aqui se reproduz e cujo original faz parte do espólio pessoal de Jorge Costa Pinto foi gravado de uma projecção no fundo de palco do Centro Cultural de Belém durante o ensaio geral do espectáculo de comemoração dos 50 anos da estreia da 1ª Big Band de jazz portuguesa, espectáculo que teve lugar a 10 de outubro de 2013.

Neste espectáculo o tema "La Nevada Blues" foi mais uma vez interpretado pela Orquestra sendo os  solistas este vosso escriba dedicado (no saxofone tenor) e o guitarrista Bruno Santos, coincidentemente ele próprio também madeirense como Carlos Menezes, guitarrista da versão de 1963. Foram convidados para este espectáculo  músicos que, ao longo dos últimos anos, colaboraram com a Orquestra : Maria Viana e Kiko (voz), Rao Kyao (flautas),  Carlos Martins (saxofone) e Jeffery Davis (vibrafone).

Apesar das más condições técnicas do vídeo ele constitui, ao momento, o único registo público deste momento histórico para o Jazz em Portugal.
A publicação deste vídeo na sua versão original e integral espera-se para breve, segundo informação do próprio maestro Jorge Costa Pinto.
 
 
 

Comentários