Charlie & His Orchestra - Fascist Jazz


 
 
Apesar do Jazz ter sido considerado pela ideologia Nazi como “arte degenerada” o III Reich não hesitou em usá-lo como forma de propaganda dirigida aos Aliados.

Assim Joseph Goebbels permitiu que os melhores músicos de Jazz da altura se reunissem em Berlim no ano de 1940 e  formassem a “Charlie and his Orchestra”. Eram eles Lutz Templin, o baterista  Fritz Brocksieper , o cantor  Karl Schwedler ("Charlie"), o clarinetista  Kurt Abraham e o trombonista Willy Berking. Uma orquestra oficial de jazz , uma “Reichsministerium band” que gravou mais de 90 temas e que difundia regularmente para Inglaterra, tendo muitos ouvintes regulares, entre os quais Winston Churchill.
As letras, escritas por funcionários do próprio Ministério da Propaganda, cumpriam (ou tentavam cumprir) o objetivo de minar a moral inglesa e alimentar as simpatias pró-Nazis entre os aliados. Os temas eram cantados com a letra tradicional até ao primeiro refrão e a seguir, de uma forma geralmente falada, o "crooner" descrevia a forma terrível como seguia a guerra para os Ingleses e que pesadas tinham sido as baixas entre os Aliados. 

AQUI uma colecção colecção dos temas gravados pela orquestra fascista “Charlie and his Orchestra”. Se nunca ouviram Jazz fascista, aproveitem. Mas cuidado.... é preocupantemente parecido com o outro... Uma fantástica lição da qual podemos tirar conclusões muito úteis para os dias que hoje vivemos e para os que (temo) aí virão.

Comentários