Creatividade e Improvisação

Criado em 2007 (se não estou em erro) o  "Centro Philoctetes para o Estudo Multidisciplinar da Imaginação" promove uma abordagem integrada e multidisciplinar sobre creatividade e processo imaginativo.
O Centro tem desenvolvido e apoiado projectos e forums e reunido investigação no sentido da cooperação e diálogo entre várias disciplinas  tentando ao mesmo tempo chamar a atenção do público para estes assuntos.
Para concretizar a sua missão o centro realiza mesas-redondas, com participantes de vários campos (neurociência, psicologia, matemática, psicanálise, artes e humanidades, filosofia e teologia), dando visibilidade a trabalhos nestas áreas bem como reune uma database sobre a Imaginação na tentativa de centralizar toda a documaentação disponível sobre o assunto.
Com os cortes orçamentais que atingiram muitos programas de investigação nos Estados Unidos, o Centro foi obrigado a encerrar actividade.
Fica um video- arquivo interessantíssimo com palestras e colóquios sobre várias áreas da Imaginação e Criatividade arquivo video que pode ser consultado online.
Um dos videos deste arquivo: "Creativity in Jazz Improvisation" com Jane Ira Bloom e Lewis Porter.

Comentários