Surdez e atenção (ou falta dela...)












Com certeza muitos conhecerão este teste . Não? então é de experimentar fazê-lo. O resultado é surpreendente.
Um equivalente auditivo do teste é apresentado neste estudo onde se estabelece o conceito de "surdez de desatenção" (tradução minha de "inattentional deafness”) determinado pela sobrecarga numa tarefa visual.
Este estudo poderá dar um contributo para uma melhor compreensão do efeito da leitura musical (partitura/cifra) no contexto de improvisação.


"Se alguma coisa eu fiz ao longo da minha carreira foi dar atenção a cada nota e cada palavra que eu canto. Eu respeito a canção. Se não consigo projectar isto para o ouvinte, então falhei..
Frank Sinatra

"Um homem que consiga guiar com segurança enquanto beija uma linda rapariga não está a dar ao beijo a atenção que ele merece."
Albert Einstein

Comentários