The Long String Instrument

The Long String Instrument


Em 1981 Ellen Fullman iniciou o projecto "Long String Instrument", uma instalação de dúzias de arames de cerca de 15 metros de comprimento friccionados com os dedos revestidos de resina.
Ellen gravou  este instrumento fora do comum colaborando com figuras como Pauline Oliveros, o coreógrafo Deborah Hay, Kronos Quartet, Keiji Haino e Francis-Marie Uitti.
Em 2000 foi-lhe atribuído o prestigiado prémio DAAD para uma residência artística em Berlim.
A sua música foi apresentada nos eventos The American Century; Art and Culture, 1950-2000 no Whitney Museum, tocando em festivais na Europa, Japão e América do Norte tais como Instal, Lincoln Center Out-of-Doors, Other Minds, o Walker Art Center e Donaueschinger Musiktage.
O seu CD "Ort", com o músico berlinense  Jörg Hiller, foi selecionado como um dos top-50 gravações de 2004 pela  The Wire .Deu conferências e escreveu artigos sobre o seu trabalho na  Songlines Series, Mills College, MusikTexte (Cologne 2002), e MusicWorks (Toronto 2003).
A sua colaboração com o percussionista Sean Meehan no Instal 2006 foi a peça mais baixada do site do Festival e  foi editada pela Cut (Suiça).
Em 2007 recebeu o convite  para uma residência de 5 meses no Japão  Japan/U.S. Friendship Commission/NEA Fellowship .
Fullman  é actualmente Artista residente no Headlands Center for the Arts, onde instalou o seu instrumento no que foi o antigo espaço do ginásio.


Trailer Empty Building from françois boetschi - NU Films on Vimeo.



Mais sobre a  artista:   www.ellenfullman.com

Comentários