Festival de Música de Expressão Portuguesa??

A editora "Espacial" realizou no Coliseu dos Recreios em Lisboa, este fim de semana, aquilo a que decidiu dar o nome de "1º Festival de Música de Expressão Portuguesa". Tomei conhecimento do evento,que será registado em vídeo para posterior edição, através do Telejornal e fiquei pra morrer.
Quem representa esta expressão portuguesa?
Marco Paulo, Toy, Santamaria, Ana Malhoa, Pedro Miguel, Lucas & Matheus, Augusto Canário, Ricardo & Henrique, Suzana e Adriana Lua.
Estou chocado. Música de expressão portuguesa.!!???
Mais importantes do que gostar ou não destas canções convém lembrar que a (esmagadora) maioria das canções que cantam não são mais que plágios descarados de canções popularizadas por cantores da mesma área "estilística" de vários países como a Venezuela, Brasil ou França , geralmente de países com grande comunidade emigrada.E intitulam-se de representantes da música de "expressão portuguesa"??!!

Nã. A maioria destes "artistas" duvido que seja capaz de compôr uma canção.
O País, enfim, deixa-se enganar ou nem questiona isso. Que lhe interessa que a canção seja o Quim ou do Tonho? Já o caso com a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) é mais grave. O seu papel deveria ser o de impedir este tipo de situações e fazer reverter os direitos de autoria e interpretação para os legítimos autores.
Pensarão os respectivos públicos destes vídeos que a música é da autoria de quem a canta? Provávelmente o público alemão achará que é uma canção típica da música de expressão alemã.









E esta?
Canção de expressão típicamente portuguesa, não é? Expressa sem dúvida a nossa alma lusitana, única e irrepetível na Europa, no fundo a nossa contribuição mais importante para o mosaico cultural da União Europeia. É, não é?

Mas ouçam as seguintes




Ondé que eu já ouvi isto?





Estou a começar a gostar disto.
Aí vai mais um par delas. É a verdadeira queda prá música a deste Carreira...




Conheço isto de algum lado!!





Não. Não dá pra parar agora...Mais um "original"







Não me cheira que tenha sido a Alannis a copiar os miúdos ca da terra.....





Nunca me canso quando estou a divertir-me. Mais uma....





Já adivinharam...





And now for something completely different





Enfim.
Uma delícia.
De referir que estas autoria estão registadas na SPAQue se copiem uns aos outros, não é o que me preocupa. Que o público pense que os Tops Mais ou Menos são,cândidamente, o reflexo real dos gostos do público tanto faz.
Mas por favor não me comam (a mim e aos outros que estão atentos) por parvos. O negócio da música, aquele negócio em que roda dinheiro "á séria" é um assunto demasiado importante para ser deixado para... os músicos.
Agora Festival de Música de expressão portuguesa, os....
Aquilo de português não tem nada.
É assim que se aniquilam gerações de autores que nunca chegarão ao Coliseu ou aos números de discos vendidos por esses gajos, que se vai dando cabo da música (verdadeiramente) portuguesa de qualidade e se vai transformando a cultura deste rectângulo este país numa loja dos 300. (por falar nisso continuarei a escrever rectângulo com "c" até ao fim dos meus dias. Qual acordo, qual caraças...)
E agora está a apetecer-me ouvir qualquer coisa de português, qualquer coisa de genuíno, qualquer coisa que vomite por sobre o palco do Coliseu neste triste fim de semana.
Até logo

Um bem-haja ao blog "O verdadeiro Tony" donde grande parte destes links foram retirados.

Comentários

Tiago Cordeiro disse…
Bem Zé isto é demais!hilariante!!já tinha descoberto algumas mas agora é que isto está a começar a ficar bom...já sei com que entreter a malta nas jantaradas!:)

isto é só mais uma "coisinha" a juntar...e a puxar para trás..

Um Abraço
zimk disse…
É lindo, não é?:-)
Abraço
zimk disse…
Viva e obrigado pelas visitas.
Desde que as autorias sejam declaradas pelos interpretes, não é crime fazer "covers".
Vergonhoso (e ilegal) é registar as músicas na SPA como sendo originais.
Não sei se é o caso. Para todos os efeitos tirar isso a limpo é trabalho para a SPA que (parece-me) se está positivamente a borrifar, desde que entre o dinheiro nos cofres.
Gonçalo Prazeres disse…
Já disse que sou teu fã?
E que adoro este blog?
acho q já não dizia nada há uns mesinhos.
JT disse…
Boas.
Subscrevo inteiramente a necessidade de denunciar os plágios e mostrar ao "povo" que de facto, há muito menos mérito em alguns artistas do que a imagem que passa.
E sim, Marco Paulo e esta cambada não deveriam ser nunca os eleitos da Música de Expressão Portuguesa. Terrível.

Em relação à SPA, não sendo de todo um defensor dessa instituição, deixem-me só explicar que os temas deverão estar registados na vertente de "Autor". Ou seja, o "Compositor", autor da Música, será sempre o original, estrangeiro ou não, e isso a SPA não poderá alterar, revertendo a parte monetária respectiva para esses senhores.
No entanto, estes temas, como versões que são, detêm uma parte adaptada, que neste caso corresponde à letra, sendo então o "Autor", pessoa que criou a letra, a quem será pago o total dos direitos colectados. No caso do Tony Carreira, é o Ricardo Landum, que, segundo a comunicação social, foi o associado da SPA que mais arrecadou no ano de 2009.

Acredito é que nestes casos tenha havido um pedido e cedência de temas para adaptação em português. Os D'ZRT, com aquele tema "Para mim tanto me faz", é um exemplo flagrante disso. A música foi comprada a uns autores holandeses (se não estou em erro) e adaptada para português. Claro que os senhores que fizeram a música receberam por isso, seja à cabeça via adiantamento, ou ficaram com os direitos da parte de Composição, uma vez que a Letra foi uma outra em Português, da autoria de outra pessoa.

Sempre se fez isto, e continuará a fazer.
A SPA não tem que combater isso. Tem é q fazer o seu trabalho competentemente e colectar e distribuir pelos autores os direitos que eles têm direito. Autores e Compositores.

E cabe-nos a nós, músicos, desenvolver o melhor trabalho possível e fazer chegar às pessoas a melhor música que conseguirmos fazer. E claro, denunciar os plágios, que a ver por estes vídeos, só os Per7ume cabem nesse lote. Tudo o resto me cheira a música comprada e adaptada.
Legal, portanto.
zimk disse…
Gonçalo!! grande abraço. Obrigado
zimk disse…
Obrigado JT pelo esclarecimento. Ficamos a saber um pouco mais sobre estas coisas.
Volte sempre.
Abraço