domingo, março 01, 2009

Gerry Niewood (1943-2009)





Gerry Niewood foi uma das vítimas mortais da queda do voo 3407 da Colgan Air . Estudei com ele durante uma semana, em Madrid nos anos 80 e, não sendo, de todo, um nome muito conhecido na Europa, Gerry possuia uma qualidade na execução do sax, da flauta e do clarinete, que lhe permitiram fazer uma brilhante carreira ao lado de gente como Simon and Garfunkel , Liza Minnelli, Peggy Lee, Sinead O'Connor, Anne Murray, Thad Jones, Mel Lewis, Mark Murphy, Chaka Khan, Gil Evans, Astrid Gilbeto, Judy Collins, Frank Sinatra ou Gerry Mulligan .
Apareceu no “Saturday Night Live e deu várias voltas ao mundo desenvolvendo o seu trabalho quer na área comercial quer no Jazz. A sua relação musical mais sólida teve-a com a música de Chuck Mangione, com quem iria tocar, juntamente com a Buffalo Philharmonic Orchestra, na noite seguinte á do acidente.
O seu filho, Adam Niewood, também saxofonista, é um dos mais interessante músicos da nova geração para além de especialista em personalização de boquilhas de saxofone.



A sua última apresentação de Niewood foi no Rochester International Jazz Festival.



Está previsto para hoje, 2 de Março, uma cerimónia em sua memória em Glen Ridge, New Jersey onde tocarão Phil Woods, Adam Niewood, Jim McNeely, Gene Bertoncini e Bill Goodwin.
No acidente, que vitimou 50 pessoas, também perdeu a vida o guitarrista Coleman Mellett.

Gerry Niewood no MySpace

Sem comentários:

google-site-verification: googlefa1481a732b9d84f.html