HERÓIS ESQUECIDOS I - DAVID SCHILDKRAUT

Começo aqui uma série de post dedicados a alguns dos génios esquecidos da música de que eu gosto. Gente que, apesar de revelar um talento enorme e uma criatividade rara entre os seus pares, nunca chegaram a ver o seu nome nas capas das revistas - como se isso lhes interesasse alguma coisa...
Começo com David Schildkraut um dos mistérios mais bem guardados do Jazz. Saxofonista alto, nascido a 7 de janeiro de 1925 e falecido a 1 de janeiro de 1998, chegou ao meu conhecimento através de um solo de superior qualidade no album "Walkin" de Miles Davis. O tema é o"Solar" e David Schildkraut exibe uma elegância e swing surpreendentes. Da sessão fazem parte , para além de Davis, Lucky Thompson, J.J. Johnson, Horace Silver, Percy Heath, Kenny Clarke. Curiosamente, e para adensar o mistério em torno deste homem, é o único músico não referido na capa do disco.

Sabe-se, contudo que tocou na Big Band de Stan Kenton num naipe de saxofones dos quais faziam parte Charlie Mariano and Lee Konitz. Pela companhia dá para perceber o nível de Dave Schildkraut.

Sabe-se que gravou, em Agosto de 1954,com o pianista George Handy ("Handyland U.S.A" -Allen Eager, tenor sax; Dave Schildkraut, alto; Danny Bank, baritono; Kai Winding, trombone; Ernie Royal, trompete; Vinnie Burke, baixo; Art Mardigan, bateria e Handy, piano).

Consta que Charles Mingus, durante um blindfold test (audição "ás escuras") confundiu o nosso Dave com o próprio Charlie Parker... Erro de palmatória para quem , como Mingus, tocou com o verdadeiro Bird. De resto, Dave (pelo pouco que conheço) não parece um parkeriano. Sendo da Costa Oeste dos E.U. o som translúcido do alto, a elegância rítmica e contenção nas linhas melódicas fazem dele um "cool" de primeira água. Enfim... Miles sabia o que fazia quando lhe deu espaço de solo.

Tocou também com Buddy Rich, com o cornetista Don Joseph e com o pianista-arranjador Ralph Burns ("Cool Cat on a Hot Tin Roof” and “Nocturne" e “I’ll Be Around.”

Para além da sua intervenção no disco "Walkin" as suas participações mais notadas terão sido com Tony Bennett no disco "Cloud 7" ao lado de Chuck Wayne (guitarra), Charles Panely (trompete), Carmen Dimauro (tenor sax), Harvey Leonard (piano), Clyde Lombardi (baixo), Ed Shaughnessy (bateria) e no disco de Oscar Petiford "Basically Duke"
(Bethlehem Records BCP 1019; Clark, Joe Wilder, trompetes; Jimmy Cleveland, trombones; Jimmy Hamilton, clarinete; Dave Schildkraut, alto; Danny Bank, bari sax; Earl Knight, piano; Osie Johnson, bateria; Oscar Pettiford, contrabaixo.


Para além do solo acima referido ("Solar") gravações de Dave Schildkraut ... nem vê-las.




Comentários

psitrek disse…
Do album "Blue Haze"
encontrei o David Schildkraut a tocar este tema (não sei se já sabias mas fica cá a intenção):

"I'll Remember April" (3 April 1954):

Miles Davis - Trumpet
David Schildkraut - Alto saxophone
Horace Silver - Piano
Percy Heath - Bass
Kenny Clarke - Drums