Ferdinand Povel - "The Lady wants to know"

 
 
O  holandês Ferdinand Povel é um dos saxofonistas europeus mais prestigiados. O que quer dizer que é um completo desconhecido para a esmagadora maioria dos amantes de Jazz.E é desconhecido não porque o mereça - tem pergaminhos e talento que chegam - mas principalmente porque é ... europeu. Dos europeus e ainda por cima brancos, não reza a história ...do Jazz pelo menos. Mas nessa penumbra a que a industria, os media e o "sistema" em geral o votaram não está sozinho. Outros (e só para falar de saxofonistas) lhe fazem companhia... Gente como John Ruocco, Jean Louis Chautemps, François Jeanneau, Tommy Smith, Julian Arguelles, Juahni Aaltonen, Pete King, Javier Vercher, Perico Sambeat, François Theberge, Christof Lauer, Harry Sokal, Wolfgang Puschnig ou (talvez mais injustiçado de todos estes) Heinz Sauer deveriam e mereceriam ter uma maior visibilidade, pelo menos do tamanho do seu talento.
De volta a Ferdinand Povel e á transcrição que há muitos atrás fiz de um solo seu no tema "The Lady wants to know" de Michael Franks aqui cantado por Laura Fygi.
De referir que a versão de Franks, de 1977, inclui também um solo de tenor - da autoria de Michael Brecker, solo esse que não me cativa particularmente .O solo de Povel aqui transcrito tem uma acentuada componente jazzística sendo curto e incisivo como se quer neste tipo de contexto.
 
 



 
 

Comentários