sexta-feira, março 25, 2011

The Mel Lewis tapes

Um ano da sua morte, o baterista Mel Lewis foi convidado por Loren Schonberg da rádio WKCR radio de Nova York para uma série de entrevistas acerca das figuras relevantes na história da bateria de Jazz.
Durante 20 anos essas entrevistas estiveram acessíveis apenas a um número restrito de pessoas e em ... cassette. Por altura do 50º aniversário do PAS Drum Set Committee John Riley e Loren Schoenberg doaram essas entrevistas de forma a serem digitalizadas e publicadas no site do PAS.
Um documento riquíssimo sobre a história da bateria, sobre a evolução da forma de tocar o instrumento e sobre o Jazz em geral.

AQUI

segunda-feira, março 07, 2011

Boletim Informativo do Hot Clube #3 Setembro de 75

O Jazz nacional nos idos de 1975.
Naquele ano o Festival da Figueira da Foz foi um acontecimento e teve um enorme impacto no futuro de alguns dos nosso "jazzmen".
O Boletim Informativo do Hot Club dava conta dos grupos que lá tocaram.
As bios, fotos e algumas declarações de princípios desses músicos num documento que, a começar pelo grafismo (?) da capa, reflete a época que se vivia.
Entre muitas outras coisas gosto especialmente da crítica ao disco "Drum Ode" de David Liebman onde o repórter aconselha a usá-lo como música ambiente.... 

domingo, março 06, 2011

L'improvisation, la seconde vie du hasard


A improvisação, é, nesta primeira década do milénio, não só uma prática infiltrada em toda a actividade humana (artística ou não).
Cada vez é maior o interesse que o seu estudo suscita mas a improvisação revela-se isso sim, uma forma privilegiada de pensamento.
Um trabalho do programa "Nouveaux Chemins de la Connaissance" (France Culture) sobre este assunto (que ainda não ouvi ao momento deste post) mas que valerá certamente ter em conta.
"L'improvisation, la seconde vie du hasard" com Clément Canonne,e o pianista Karol Beffa

5 emissões cujos links aqui se postam


1 , 2 , 3 , 4 , e 5

terça-feira, março 01, 2011

"Um Toque de Jazz" - The End

Com a emissão nº 1042 terminou "Um Toque de Jazz", um dos mais interessantes e regulares programas dedicados ao Jazz na Rádio portuguesa, no ar desde 1993.
Manuel Jorge Veloso (MJV), crítico, programador e um dos mais empenhados divulgadores de Jazz no nosso país foi o seu criador. Para mim, grande parte do interesse de "Um Toque de Jazz" residia na atenção dada para ao Jazz contemporâneo especialmente ao Jazz produzido na Europa. Sem uma visão estilística compartimentada e com conhecimentos musicais muito acima da média dos encontrados em criticos de Jazz (da sua ou mesmo da mais recente geração de críticos) MJV deu-nos, com um "Toque de Jazz", muitas e boas horas de audição do melhor Jazz actual.
Manuel Jorge Veloso mantem o site "O sítio do Jazz"

Wayne

As entrevistas com Wayne Shorter não só ajudam a compreender um pouco melhor a sua música como são momentos de partilha de uma sabedoria rara, profunda sobre a Vida.
Shorter é um Jedi. E nunca perturba o silêncio sem que valha, realmente, a pena.
Uma série de entrevistas:
google-site-verification: googlefa1481a732b9d84f.html