quarta-feira, janeiro 27, 2010

terça-feira, janeiro 19, 2010

Para venda

Clarinete baixo NOBLET em madeira (ébano)



domingo, janeiro 17, 2010

Adaptação do trato vocal dos saxofonistas no registo super-agudo


Um interessante artigo sobre a adaptação do trato vocal dos saxofonistas na produção de notas super-agudas (registo altíssimo do sax).
Um assunto que começou a ser pesquisado há volta de 10 anos - David Liebman esteve por dentro desse estudo anterior - e que até aqui tem estado envolto em mistério : o que se passa dentro da cavidade bucal dos saxofonistas enquanto tocam.
Novas técnicas de recolha de dados trazem a confirmação de muita coisa que uns suspeitavam e outros sabiam.
A ler aqui.
E o artigo publicado na Science em 2008

domingo, janeiro 10, 2010

Bob Brookmeyer e a Vanguard Orchestra

Um documentário sobre o processo de composição de Bob Brookmeyer tendo como base uma encomenda de 2009 para a Vanguard Orchestra, orquestra que ele ajudou a fundar em 1966. Trombonista, arranjador e pedagogo fora de série, Bob Brookmeyer, deixa neste documentário a sua visão do que é a música como processo creativo, como práctica social e como profissão. Lá pelo meio, oportunidade para ouvir solistas como Rich Perry ou Dick Oats.


quarta-feira, janeiro 06, 2010

Sam Rivers no Quinteto de Miles


Sam Rivers e Miles Davis cruzaram-se muito brevemente (apenas alguns meses em 1964) e desse curto período apenas resultou um disco - "Miles in Tokyo". Nessa altura Miles procurava ainda um saxofonista que preenchesse o lugar deixado vago com a partida de Coltrane. Nessa procura Miles experimentou Sonny Stitt, Hank Mobley, Jimmy Heath e George Coleman.Miles já tinha Wayne Shorter "debaixo de olho" mas Shorter recusou a oferta de trabalho dado que não quis abandonar Art Blakey com o qual nessa altura estava a gravar discos fabulosos como "Caravan" e "Ugetsu".
Por indicação de Tony Williams, Miles chamou então Sam Rivers, saxofonista tenor que tinha tocado de tudo - desde bebop, rhythm & blues e até free jazz.
Mas com"Miles in Tokyo" não esgota o (raríssimo) material gravado de Sam Rivers com o grupo de Miles. Estes bootlegs incluem “Autumn Leaves,” “Oleo,” e “Stella By Starlight”–temas gravados na mesma tournée mas não incluidos no "Miles in Tokyo" nem em nenhuma reedição da obra de Miles. Representam, por isso material que precioso. Bora ouvir.

ROULETTE TV


Mais uma mina de ouro. O site http://www.roulette.org/ partilha os seus arquivos audio e video especializados nas franjas mais "out" da improvisação livre. Na roulette tv os programas que dificilmente veremos na televisão (mesmo no Mezzo...).

De vasculhar e chorar por mais...

terça-feira, janeiro 05, 2010

IMPROVISATION por Derek Bailey

A ubu web disponibiliza (entre muitos outros documentos) 2 dos 4 episódios produzidos pelo Chanell4 inglês sobre Improvisação. Esta série de programas é baseada no livro "Improvisation, Its nature and practice in Music", obra de referência do guitarrista e improvisador inglês Derek Bailey.


sábado, janeiro 02, 2010

google-site-verification: googlefa1481a732b9d84f.html